quarta-feira

HOJE é dia de lembrar de ONTEM...


Hoje quero me recordar da infância...Difícil lembrar tudo, mas algumas coisas me marcaram...Eu morava numa casa simples, aconchegante, com um portão de madeira, uma cerca branca e muitas folhas verdes que se entrelaçavam por ela...No meio desse emaranhado de plantas, havia um buraco pelo qual eu via o mundo lá fora...Eu não podia sair pra rua e queria fazer amizade com os vizinhos...era por aquela fresta que a gente conversava...queria andar de bicicleta, patins, mas só podia andar dentro de casa, onde não havia espaço e não tinha tanta graça...Sempre tentava criar oportunidades para sair, poder brincar na rua, não sabia o que era liberdade...Certa vez, meus “tios do Rio de Janeiro” vieram nos visitar...Ali eu vi a oportunidade de “criar asas”...Não haveriam motivos para preocupações, pois eles estavam comigo “do lado de fora” de casa...Então peguei a minha “motoca”, que chamava de “Ana Raio” e que era minha companheira inseparável e subi a ladeira para descer à toda velocidade a rua de minha casa. Naquele dia eu me machuquei muito, me custou um dente quebrado, mas naquele dia eu senti o gostinho da liberdade...Hoje vejo as pessoas que tem liberdade e não sabem o que fazer com ela...Dizem que a liberdade não deve ser concedida, deve ser conquistada...A intenção de alguns pais é ver os filhos protegidos...naquele tempo eu achava que a liberdade se resumia a poder brincar na rua...Chega o tempo em que entendemos porque a nossa visão de mundo se limitava ao que se podia ver através de um pequeno buraco...quando nos deparamos com esse mundo violento, com tantas ofertas “ruins”, com tanta alienação, tanta hostilidade, tanto preconceito, tanto desprezo, entendemos porque tentam nos proteger...queremos de volta viver dentro daquele jardim secreto em que não havia muito espaço, mas onde cabia a inocência, o cuidado, a felicidade...Chega o tempo em que podemos brincar na rua, mas não queremos mais, ele realmente é perigoso...o tempo em que somos livres, mas não sabemos...livres pra quê??Eu tinha um vídeo-game Master System, jogava Alex Kid, nunca consegui ganhar (ou zerar)...mas nunca desisti, o meu prazer estava em chegar na final e pelo menos tentar vencer o duelo com o Janken...pra mim existia algum segredo para a vitória, que eu nunca descobri...A vida é assim, sabemos que não é fácil, sabemos que há uma caminhada, que temos que tentar muito, que passamos por muitas fases, e nem sempre vencemos os duelos...às vezes é preciso começar de novo e passar novamente por todas as etapas já percorridas...não importa, como vamos saber se venceremos se não tentarmos???Eu tive três cachorros da raça pastor alemão...eles me ensinaram o que é o valor da AMIZADE, lealdade, companheirismo...com os amigos, eu aprendi a não confiar em todos, aprendi que devemos nos preparar para decepções, aprendi que lidar com pessoas nunca foi fácil e nunca será...Eu assisti Caverna do Dragão, Cavalo de Fogo, Thundercats, Carrossel (senti raiva da Maria Joaquina, rsrs)...O lugar que eu mais gostava era o escritório do meu pai, ali já achava que era uma escritora, rs Eu cresci com a Ruth Rocha, que fez uma dedicatória em um livro pra mim: "Para Ana, que tem o meu sobrenome"...Nunca vou esquecer...Eu não tinha tamanho para alcançar o balcão da biblioteca quando ia locar os livros que me levavam pra viajar...mas aqueles livros me fizeram crescer...e alcançar um pouco do que sou hoje...fiz amizade com os livros, com os diários...como alguns fizeram amizade com os gibis...não havia prazer maior do que terminar uma história e começar outra...Algumas pessoas se incomodam porque sou só sorrisos...pra mim é melhor ser alegre que ser triste...tenho dentro de mim muito da criança que fui e ainda sou criança...ainda me empolgo com pequenas coisas como quando criança...quero crescer, mas sempre renovando dentro de mim aquela alegria de criança...HOJE é dia das crianças!Era dia de ganhar presentes...O meu presente é viver HOJE com a intensidade vivida ONTEM...HOJE me deu saudade daquele tempo...Vou abrir o meu PRESENTE...HOJE estou virando algumas páginas do meu livro da vida, preciso terminar algumas histórias para começar outras...


2 comentários:

  1. Lindo texto! Agora estou aqui relembrando os anos 80. Nostalgia forte! (Adorei o final "HOJE... ONTEM... HOJE... PRESENTE...")

    ResponderExcluir
  2. Hoje só nos resta as lembranças do Ontem, momentos vividos que serão relembrados e marcados por outras pessoas. O que será o Hoje senão o Ontem do amanhã??? por esse fato devemos vivê-lo intensamente. Belo texto Carol... ou melhor sempre belos textos. bjos

    ResponderExcluir