quarta-feira

CORAÇÃO MINEIRO



Um amigo sugeriu que eu escrevesse sobre Minas. Então, vou contar um causo procêis...Não precisa ficar entrunfado nem esgandaiado se essa prosa não se desenrolar tão depressa...Não me demoro porque não posso perder o trem.     
Óiprocevê, nem era pra gostar tanto de Minas Gerais, não fui criada lá, mas nasci nessa terrinha.
Onquié???Ahhhh...lá numa cidade cortada pelo Rio São Francisco...Os meus avós e demais ascendentes são mineiros, meu pai é mineiro e minha mãe foi criada em Minas...Então posso dizer quié donde nasce a história da minha vida...
E vê se lê até o final, ocê num vai largar o queijo assim fáci dimais...Vai lendo, vai lendo, e segue a vida toda...Todo mundo pergunta: Causa de que ocê fica se chamando de “Carol Mineirinha” se num mora lá?Causa de que cê torce pro Cruzeiro, time mineiro?
Então, sei que a palavra Minas será muito repetitiva nesse trechim, mas cê num sabe que das minas é que saem as pedras preciosas???
Tenho um caso de amor com a terra mineira. Né porque nasci lá não sô, é porque lá tem o melhor pão-de-queijo do mundo, HÁ!!!Mas num é só por isso não, é lá que moram pessoas que amo demais. No Béuzonti meus avós tão queridos, tios e um montão de primos lindos, em Berlândia o outro vovô, tios e priminhos lindos demais...Oh...Minas Gerais!
Minas tem cheiro e sabor de pão-de-queijo, de diversão com os primos no cinema para ver filmes infantis e comer muitas guloseimas, de conselhos dos avós, da melhor comida, dos melhores doces, de falar sobre filmes e mais um montão de coisas da vida com os tios, de ficar à toa e transformar o ócio em criatividade...
À espera da saída no aeroporto, tive uma idéia: Que tal um pão-de-queijo com café?Chegando em Minas, aquele lanche: pão-de-queijo com café!No outro dia, o café da manhã...adivinhem???E na volta, só pra não perder o costume...pão-de-queijo com café!!!Êta vida boa, trem bão dimais sô...
Amoooo...As pessoas (pelo menos da maioria que conheço) são hospitaleiras, gentis e tem um jeito manso de falar que cativa...Mineiro tem um jeito simples de se expressar, quando fala “trem” pode ser qualquer coisa, mas todo mundo se entende...Diante de todas essas coisas...como não gostar de Minas Gerais?Tudo tem sabor de FELICIDADE e de SAUDADE naquelas cidades...É por isso que quem conhece Minas Gerais...Não esquece jamais!!!
Uai, ocê ainda num entendeu porque Minas é especial? Não tira o cavalinho da chuva ainda não, lê essa música aí pra dar uma clareada nas idéias:

MUITO MAIS MINEIRO (João Alexandre)

Essa terra fez brotar em mim uma paixão 
Dessas que jamais tem fim 
De repente descobri que tenho uma coração 
Muito mais mineiro batendo dentro de mim
Minas, por trás do monte 
Minas, um belo horizonte 
Minas, só pra te amar "três corações" 
Minas, mineiros, minérios 
Minas, mistura, mistérios 
Minas, meu queijo, meu doce, meu algo mais... 
Meu grande amor Minas Gerais
Pois quem te conhece não esquece jamais 
Oh Minas Gerais...

   Aposto que agora que cê entendeu, tá feliz que nem moça quando vê passarinho verde...Então, é por essas e outras que quando quero mais...eu vou é pra MINAS GERAIS!!!


(CAROL MINEIRINHA)




3 comentários:

  1. Carol, cada dia mais admiro sua criatividade ao postar seus textos no blog!!! Amei essa história de Minas, ficou chique demais!!! Também, né, tem tudo a ver comigo, uai...

    ResponderExcluir
  2. Aunnn...Obrigada!Assim fico mais motivada a escrever outros textos!beijão procê! :p

    ResponderExcluir
  3. Adorei! O texto inteiro eu li sorrindo, mas a hora do lanche foi demais! Muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir