quinta-feira

PESSOAS SÃO COMO VIDROS...


   Queria que as pessoas fossem como VIDROS*... não na sua fragilidade, quebrando-se com facilidade ao mais sensível toque, nem tampouco na sua elevada dureza, mas na transparência...queria que fossem transparentes...autênticas, verdadeiras (com os outros e consigo mesmas). Que fossem belas, e que, como o vidro, pudessem ser confundidas com pedras preciosas... Quantas pessoas são preciosas na nossa vida?E quantas como pedras (de tropeço)?E quantas como pedras preciosas?

   Queria que as pessoas fossem como PAPÉIS*... não para que depois de usadas, pudessem ser jogadas fora, mas para que olhando para elas, pudesse enxergar registradas boas lembranças, que às vezes o tempo leva embora...que fossem como papéis para que, como fibras entrelaçadas, formassem um só corpo...e que fossem unidas tanto fisicamente quanto quimicamente (aí o piadista de plantão diria: porque se não rolar física e química, vira história...)

   Queria que fossem como METAIS*... não para que mudassem suas características com a pressão ou mudança de temperatura... mas para que fossem boas condutoras de calor...do calor humano... daquele que encontramos no abraço...

   Queria que fossem como ALGODÃO*, para que entendessem como é necessário extrair as sementes negras da vida para poder prosseguir... aquelas que machucam o próximo e a si próprias, o rancor, o ódio, a raiva, a inveja...queria que buscassem um coração livre de impurezas (Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável, Sl. 51:10).

   Queria que fossem como o VENTO*, não pela velocidade com que podem destruir o que foi construído com esforço, mas para que se identificassem e se destacassem pela sua força e pela direção para a qual caminham... pela escolha da direção certa...da única direção...

   Queria que fossem como a ÁGUA*, essencial para a vida (como Deus é para a minha!). Para que fossem tão importantes como os verdadeiros amigos, sem os quais realmente a jornada se torna mais difícil... Para que em forma de lágrimas estivessem presentes nos momentos de tristeza e de alegria...

   Queria mesmo... sei que tudo isso é uma busca...é preciso reconhecer que, sejam como o VIDRO, PAPÉIS, METAIS, ALGODÃO, VENTO ou ÁGUA, precisam da presença de Deus em suas vidas...

   “Ele (Deus) conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a relva, como a flor do campo, assim ele floresce; pois, soprando nela o vento, desaparece, e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.
   Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem. (Sl. 103: 14-18)


(CAROL MINEIRINHA)




*** Conceitos extraídos de Wikipédia:

O VIDRO é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamenteinativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. 
O PAPEL é um afeltrado de fibras unidas tanto fisicamente (por estarem entrelaçadas a modo de malha) como quimicamente por ligações de hidrogênio.
O METAL é um elemento, substância ou liga caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e decalor. Os metais apresentam grande diversidade de propriedades físicas e químicas, conforme a pressão, temperatura e outras variáveis. diferentes tipos de mecanismos e estruturas de cristalização, o que também lhe altera as características.
O ALGODÃO é uma fibra branca ou esbranquiçada obtida dos frutos de algumas espécies do gênero Gossypium, família Malvaceae. As fibras são colhidas manualmente ou com a ajuda de máquinas. A forma manual de coleta [...] traz um produto muito mais livre de impurezas. De uma forma ou de outra, as fibras sempre contêm pequenas sementes negras e triangulares que precisam ser extraídas antes do processamento das fibras. 
O VENTO corresponde ao deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos onde essa pressão é inferior. Em meteorologia, os ventos são muitas vezes expressos de acordo com a sua força e a direção de onde ele está soprando. 
A ÁGUA é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida. A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos.

2 comentários:

  1. Excelente a parte do VIDRO.. do PAPEL e do METAL. Foram meus preferidos rsrs, não q os outros componentes foram ruins.. não d jeito nenhum, mas porque olhando pra mim e alguns amigos foi o que mais me identifiquei tanto cmigo tanto com estes amigos. Mas o texto tá jóia 10. A do PAPEL entao teve uma parte q me tocou mais ainda (no que diz respeito quando pessoas são usadas e jogadas fora dpois) é uma pena, mas podemos olhar bem fundo nelas, atravessando o q ela tem e possui de qualidades e lembrando de quem são e o q representam em nossas vidas.
    Bom... essa foi minha curta análise desse poema Carol, mas parabénss vc interpretou certinho mtas curiosidades nossas q esquecemos d observar e claro (AGIR)!!

    Beijos!!

    By: Matheus Alves

    ResponderExcluir
  2. Palavras que nos levam a auto-reflexão. Quando eu li pela primeira vez, eu nem comentei pq vi que eu não era vidro, nem metal, nem... rs
    Relendo hoje, já vejo que esse seu texto como sendo daqueles que a gente tem vontade de imprimir e colar na parede perto do espelho p/ tentar mudar um pouquinho a cada dia.
    Muito bom, como sempre!
    beijo!

    ResponderExcluir